Não é nenhuma surpresa que as tendências das mídias sociais e do design de interiores estejam em constante colisão. A mídia social tem mais influência do que nunca quando se trata do que é popular, e as tendências de design de interiores do TikTok, em particular, parecem frequentemente dividir opiniões. Um desses vídeos virais que está causando polêmica no momento é a “rica teoria do sofá”.
Então, qual é a rica teoria do sofá e como os proprietários podem se inspirar para seus próprios espaços? Aqui, pedimos a opinião do designer de interiores Liad Schwartz e descobrimos como essa teoria nascida em Tik-Tok (que é na verdade um truque de décadas) pode nos ajudar a repensar o layout de nossa sala de estar.
+ Essas cores estão substituindo o rosa millennial, de acordo com uma pesquisa
+ 4 regras de design para aprender neste apartamento ‘minimalista e acolhedor’ em Beverly Hills
+ Casa Harry Potter: por dentro da De Vere House, que está disponível para você se hospedar
O que é a “Rica teoria do sofá”?
Como diz o som viral do TikTok, ‘se o encosto do sofá toca a parede, então eles não são ricos. Pessoas ricas, seus sofás ficam ao ar livre, seus sofás não tocam a parede. A teoria do sofá rico é a ideia de que as casas consideradas “ricas” e, portanto, têm salas de estar maiores, apresentam sofás colocados longe da parede, para que você possa essencialmente adicionar uma passarela atrás deles.
Desde que se tornou viral, a rica teoria do sofá dividiu opiniões, mas há algumas dicas interessantes a serem extraídas dela. ‘Sabe, eu realmente entendo de onde vem a teoria do sofá rico. É como um símbolo de espaço e luxo”, diz a designer de interiores Liad Schwartz. ‘Imagine ter um sofá que não esteja apenas encostado na parede, mas que tenha seu próprio espaço para respirar na sala. Cria um sentimento de abertura e grandeza, que muitas vezes é associado à riqueza”, acrescenta.
A teoria em si foge mais à ideia de salas de estar amplas e espaçosas e à capacidade de brincar com diferentes opções de layout. No entanto, ainda existem muitas maneiras de fazer um ambiente parecer “rico” e luxuoso, mesmo com o sofá encostado na parede. ‘Às vezes, mesmo em uma sala espaçosa, você quer aproveitar ao máximo cada centímetro. Colocar o sofá contra a parede pode ser uma jogada inteligente nesses casos. É tudo uma questão de maximizar o espaço e ao mesmo tempo mantê-lo elegante e funcional”, explica Liad.
Como organizar uma sala de estar de acordo com a rica teoria do sofá
Então, o que é melhor? Um sofá deve tocar a parede ou não? A verdade é que não existe uma resposta certa ou errada ou, neste caso, uma resposta rica ou não rica. ‘Tive a oportunidade de projetar os dois tipos de configuração de sala de estar, com o sofá afastado da parede ou encostado nele. Honestamente, tudo se resume ao espaço específico com o qual estamos trabalhando e ao que melhor se adapta às necessidades do nosso cliente”, diz Liad, acrescentando que “explorar diferentes layouts é como um quebra-cabeça divertido que nos ajuda a entender como uma sala pode fluir e funcionar perfeitamente.’
Mesmo se você estiver trabalhando com uma pequena sala de estar, ainda poderá criar um espaço que siga a rica teoria do sofá. Considere o layout da mobília da sala de estar e como um reequipamento pode ajudar a elevar a aparência geral do ambiente.
‘Não se trata apenas do tamanho do espaço; é sobre como você planeja”, ressalta Liad. ‘Com um planejamento cuidadoso do layout e a escolha dos móveis do tamanho certo, você pode definitivamente conseguir aquela sensação de luxo, mesmo em uma casa menor. Talvez seja necessário ser um pouco criativo e talvez sacrificar algumas peças, mas é absolutamente factível”, acrescenta.
Uma maneira viável de criar a rica teoria do sofá em uma pequena sala de estar é optar por um sofá menor e combiná-lo com cadeiras menores. Dessa forma, você dá a ilusão de espaço, pois mais área útil é acessível, sem comprometer o espaço para sentar. Isto também lhe dá a oportunidade de introduzir diferentes texturas, materiais e cores através de diferentes peças de mobiliário, em vez de ter apenas um item predominante.
Se afastar o sofá da parede simplesmente não é uma opção em sua sala de estar, há muitas maneiras diferentes de adicionar a estética luxuosa e elevada que é alcançada por meio da rica teoria do sofá, e a maioria delas são alterações menores.
‘Criar aquela vibração luxuosa tem tudo a ver com os detalhes. Em primeiro lugar, ter um ponto focal claro realmente dá o tom da sala. Então, garantir que haja um fluxo de tráfego suave faz com que o espaço pareça elegante sem esforço. E, claro, esconder aqueles fios incômodos – sem fios de TV ou lâmpada à vista, eleva instantaneamente o espaço ‘, aconselha Liad.
Uma escolha de estilo que está dominando as tendências de design de interiores em 2024 é abandonar os conjuntos de móveis correspondentes para uma aparência mais eclética e colecionada. ‘Opte por peças únicas e de destaque para adicionar aquele toque de luxo e conforto que faz a casa parecer um lar’, recomenda Liad. Isso não apenas adicionará muito caráter e personalidade ao seu espaço, mas também criará uma sensação de grandeza, mesmo que o tamanho da sua sala seja mais modesto e mesmo que o seu sofá toque a parede.
A rica teoria do sofá pode inicialmente parecer um estilo de design adequado para grandes salas de estar, mas esse layout pode ser alcançado em salas de qualquer tamanho e layout com algum planejamento cuidadoso. Mas a grande conclusão é que espaços com sofás encostados na parede podem ser igualmente luxuosos, o que importa é como você os estiliza.
Fonte: Homes and Gardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!